É muito comum encontrar na apresentação das propostas pedagógicas das instituições de ensino, uma metodologia de ensino especifica. Como a busca pelo aprendizado tem se tornado um desafio continuo em um mundo que está sempre mudando e em constante evolução, acreditamos que podemos extrair boas práticas das principais correntes metodológicas. Sempre evidenciando o conhecimento prévio do aluno nesse espaço de construção, para forma-los com habilidades e capacidades necessárias para serem protagonistas dessa transformação.
Abordagem Tradicional - Prática Educativa
O conhecimento é um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos. O objetivo educacional está relacionado aos valores expressados pela sociedade. A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa não foi atingido.
As provas e exames são necessários para verificação do mínimo exigido para determinadas séries.
Abordagem Tradicional - Prática Educativa
O conhecimento é um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos. O objetivo educacional está relacionado aos valores expressados pela sociedade. A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa não foi atingido.
As provas e exames são necessários para verificação do mínimo exigido para determinadas séries.
Teoria Sociointeracionista - Vygotsky
Teoria pautada no conceito de interação, onde o homem é um ser que se forma em contato com a sociedade, pois na ausência do outro ele não se constrói.
Valoriza a mediação, onde toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos e da linguagem, pois todo aprendizado é necessariamente mediado.
Teoria Construtivista - Jean Piaget
O aluno participa ativamente do próprio aprendizado, mediante experimentação, pesquisa em grupo, estímulo a dúvida e desenvolvimento do raciocínio. Enfatiza-se a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem.
Teoria Construtivista - Jean Piaget
O aluno participa ativamente do próprio aprendizado, mediante experimentação, pesquisa em grupo, estímulo a dúvida e desenvolvimento do raciocínio. Enfatiza-se a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem.
Presumimos que não conseguimos nos libertar de elementos presentes nas mais variadas correntes metodológicas da pedagogia. Na verdade acreditamos que não devamos procurar essa libertação. Alguns pontos deverão, sim, serem descartados, isso em qualquer modelo de concepção pedagógica, porém, outros deverão permanecer embutidos em nosso leque de práxis e, de acordo com a realidade vigente, modelados e direcionados a atenderem as nossas necessidades, bem como às expectativas e necessidades do aluno.