VALE A PENA O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS?

Neste artigo, vamos falar a respeito da volta às aulas, ensino híbrido, o que diz a ciência e autoridades a respeito do assunto, além de medidas a serem adotadas para o enfrentamento da Covid-19 no ambiente escolar.

A pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe mudanças na rotina e comportamento da população mundial, que agora precisa se reinventar e readaptar a essa nova realidade. Sendo assim, diante do atual cenário, pais, responsáveis e educadores tem buscado encontrar soluções para diminuir os prejuízos relacionados à aprendizagem e interação social das crianças, alinhadas aos protocolos de segurança e cumprimento de medidas sanitárias. Contudo, de que forma podemos garantir a volta às aulas na educação infantil e ensino fundamental de forma segura e eficaz?

Segue abaixo o vídeo explicativo de nossa instituição.

Confira os tópicos que abordaremos nesse post:

O que é ensino híbrido?
Por que utilizar o ensino híbrido?

Qual o objetivo dos protocolos de segurança?
Como tornar o ambiente escolar seguro para a volta às aulas na Educação infantil e Ensino Fundamental?

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido é uma das tendências mais promissoras na área da educação, por integrar tecnologia e interatividade em sala de aula aos métodos de aprendizagem em ambiente digital e online, sendo chamado também de blended learning, ou ainda, semi-presencial, justamente por unificar ambas as modalidades de ensino.

É dividido em quatro áreas:

  • Interação de aulas online e offline (presenciais);
  • Facilidade de interação entre a pedagogia de comunicação de conteúdo online, alunos e responsáveis;
  • Orientação individual da experiência de aprendizagem;
  • Avaliação e classificação, semelhantes aos métodos avaliativos tradicionais.

É importante salientar que a tecnologia, infraestrutura, conteúdo pedagógico, cultura avaliativa, formação continuada do corpo docente e participação da família são essenciais para alcançar os resultados desejados nessa modalidade, em especial no que concerne à utilização desse modelo de ensino por crianças. 

Por que utilizar o ensino híbrido?

A mudança no cenário educacional, trazida pela pandemia do novo Coronavírus, trouxe uma maior reflexão acerca da importância e utilização de tecnologias digitais focadas na aprendizagem do aluno.

Se por um lado as relações interpessoais foram afetadas drasticamente, por outro, a flexibilização, inovação na metodologia de ensino e personalização das práticas educacionais, trazem efeitos positivos quanto a preparação de cidadãos para o mundo pós-moderno, pós-Coronavírus, assim como uma volta às aulas de forma segura.

Portanto, com o intuito de potencializar a experiência educativa e levando em consideração o acesso cada vez mais frequente de crianças à dispositivos tais como: tablets, smartphones, computadores, notebooks, dentre outros, escolas tem buscados oferecer ferramentas e plataformas objetivando a reorganização da rotina individual de cada aluno – executada por pais ou responsáveis, permitindo um aprendizado a todo momento, e em qualquer lugar, além de uma maior participação e engajamento entre a família e escola.

Uma pesquisa realizada em outubro de 2009, pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, demonstrou um aumento de 23% para 30%, com relação ao uso de smartphones por crianças entre a faixa etária de 4-6 anos de idade, que possuem smartphone próprio. 

Qual o objetivo dos protocolos de segurança?

Não podemos debater sobre a volta às aulas na Educação infantil e Ensino Fundamental, sem mencionar os protocolos de segurança. Mas afinal, o que são esses protocolos e quais as diretrizes apontadas a respeito desse tema?

Trata-se de um conjunto de regras sobre um determinado processo de comunicação entre as partes envolvidas. Sendo, assim, neste caso, um protocolo de segurança delimita as normas de utilização referentes à prevenção do contágio pelo vírus (SARS-CoV-2).

Higiene Pessoal:

Lave sempre as mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%, evitando tocar em olhos, boca e nariz.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) dos colaboradores:

Utilização de máscaras, luvas descartáveis, aventais, álcool gel a 70%.

Limpeza e higienização do ambiente:

Higienização das salas de  aula e demais ambientes antes e após o início e término de cada turno, estabelecendo horários fixos e periodicidade, mantendo-os devidamente ventilados e desinfetados.

Áreas de acesso comum:

  • Monitoramento áreas de acesso comum, disponibilizando um colaborador para checagem da temperatura assim como a utilização de máscaras (uso obrigatório);
  • Disponibilização de tapete sanitizante;
  • Manutenção de distanciamento social de 1,5 metro;
  • Limpeza constante da secretaria, escada, banheiros, rampa, maçanetas e corrimãos;
  • Instalação de pia, para higienização constante das mãos.

Adaptação da rotina escolar:

Retribuição da mobília com fins de evitar a aglomeração e proporcionar uma limpeza eficaz; assim como distanciamento seguro;

Estabelecer rotatividade de alunos o turmas, sendo o número máximo de 12 crianças do Ensino Fundamental e 10 da Educação Infantil;

Limpeza constante e rigorosa durante os horários de parque/recreio;

Lanches e refeições ocorrerão somente dentro da sala de aula, respeitando as normas sanitárias, além de cuidados com higiene pessoal e alimentação saudável;

É obrigatório o uso individual de squeeze, que será enviada diariamente para higienização em casa;

As atividades físicas mais intensas (psicomotricidade) darão lugar a exercícios mais calmos, com fins de evitar o suor e contato físico;

A saída dos estudantes ocorrerá em sistema de drive thru, com abertura dos portões diariamente às às 11h40min (turno matutino), e 16h40min (turno vespertino), sendo devidamente conduzidos à família, evitando assim a circulação e aglomeração.Faça o download aqui do nosso protocolo de retorno completo.

Como tornar o ambiente escolar seguro para a volta às aulas na  Educação infantil e no Ensino Fundamental?

Em Salvador, a maioria das Instituições de Ensino permanecem fechadas em atendimento ao decreto municipal nº 32.256/2020, desde 16 de março de 2020, que prevê a suspensão das atividades nas escolas da rede privada e municipal, além de parques infantis, teatros, cinema e demais casas de espetáculos.

Contudo, diante de tantas incertezas com relação ao futuro, e por se tratar de uma questão de difícil solução no momento, muitos pais e responsáveis tentam focar em alternativas para garantir a aprendizagem das crianças enquanto não temos uma previsão da volta às aulas na Educação infantil e Ensino fundamental.

Por este motivo, a elaboração de um protocolo de segurança alinhado com a aplicação do ensino híbrido nas escolas, tem encontrado aceitação em boa parte do público, uma vez que preza pela segurança e bem estar não somente das crianças, mas de funcionários, colaboradores, parceiros e comunidade local.

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