As principais características do 1º ao 5º ano estão relacionadas ao desenvolvimento da capacidade de simbolização por meio da linguagem. As conquistas decorrentes do processo de alfabetização, da representação pelo desenho e da linguagem matemática trazem outras possibilidades de relação com o conhecimento. Os alunos passam a ter uma visão maior do todo e da complexidade de muitos assuntos e adotam um olhar sobre a realidade com diferentes perspectivas. A possibilidade de se colocar no lugar do outro se amplia, a busca por regras sociais e pela justiça torna-se, em muitas situações, uma necessidade. Por tudo isso, os estudos ganham maior profundidade e grau de formalização, com uma volta constante aos mesmos conteúdos, a fim de analisá-los, registrá-los, aprofundá-los, exercitá-los e generalizá-los para outros contextos.
Ciclos, turmas e faixa etária
No Fundamental 1, os alunos têm em média de 6 a 10 anos. Dividimos esse segmento da escolarização em cinco turmas: 1º, 2º, 3º e 4º e 5º anos que são organizadas em dois ciclos: Ciclo 3 e 4. Entre os 6 e 10 anos, as crianças passam por muitas transformações nos aspectos cognitivos, físicos, emocionais, sociais, por isso é muito diferente planejar o trabalho para as crianças ao início e ao final do Fundamental 1. O currículo e as práticas de sala de aula são pensados por faixas de idade, de acordo com os ciclos. Há metas traçadas para o final de cada ano e de cada ciclo da escolaridade. O ciclo 3 é formado pelos 1º, 2º e 3º anos e Ciclo 4 pelos 4º e 5º anos.